Entre os dias 3 e 5 de junho o Seminário São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte-MG, acolheu 60 participantes da segunda edição do Simpósio Provincial de Comunicadores Vicentinos, organizado pelo Departamento de Comunicação da Província Brasileira da Congregação da Missão. O encontro contou com representantes dos padres e irmãos da Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Juventude Mariana Vicentina, Fráteres da Misericórdia, AEALAC, Sociedade São Vicente de Paulo e Associação São Vicente de Paulo. A temática discutida ao longo da programação foi “Comunicação em tempos de pandemia”.
Na sexta-feira, foi servido um jantar de boas-vindas às 18h e as 19h30 os presentes participaram da abertura do Simpósio, com palestra de Ir. Adriano, CM, sobre a Província Brasileira da Congregação da Missão. Ele falou sobre a origem da Congregação no Brasil, desde a chegada dos primeiros missionários em solo brasileiro. Foram apresentados também os materiais elaborados pelo departamento de Comunicação da PBCM para comemorar os 200 anos dos Lazaristas no Brasil, como por exemplo o livro e o documentário "200 anos da Congregação da Missão no Brasil". A jornalista Sacha Leite leu uma mensagem escrita pelo Visitador Provincial, Pe. Eli Chaves dos Santos, CM, que não pôde estar presente, mas enviou algumas palavras com seus votos para o encontro:
“Neste Simpósio, inspirado pelo testemunho de São Vicente, ouçam as vozes e os gritos dos pobres. Eles, presença viva e sofrida de Cristo entre nós, são nossos primeiros comunicadores. Que a comunicação vicentina se aproxime sempre mais dos pobres: sejam voz destes nossos irmãos muitas vezes sem voz; cultivem a solidariedade criativa para com os excluídos e necessitados, sem se perderem em particularidades secundárias e encantamentos com as sofisticações da tecnologia presente na comunicação; abracem suas causas em favor da vida justa e solidária; e sejam humildes, zelosos e eficientes instrumentos de missão e caridade!
Em autêntico espírito sinodal, possam desenvolver e somar concretamente esforços e iniciativas para o caminhar juntos, como Família Vicentina. Possam alargar e consolidar espaços e meios para fazer chegar longe o ideal vicentino. Criem estratégias que possibilitem os próprios pobres falarem, comunicando seus sentimentos e clamores que nos interpelam na promoção da justiça e da caridade. Fortaleçam os meios de colaboração mútua para cultivar e atualizar nossa vocação vicentina e despertar novas adesões para vida e serviço no amor preferencial de Cristo pelos pobres. O Espírito Santo, cuja solenidade celebramos neste domingo, os encha de luzes e forças para que possam falar e comunicar sempre mais a língua da caridade!”
No sábado, Marcus Tullius, coordenador geral da Pascom Brasil, apresentou a relação entre Comunicação e Igreja e Denilson Sá, fundador e diretor da Ozanam TV, deu dicas de transmissão ao vivo, partilhando materiais inspiradores de audiovisual e mostrando detalhes dos equipamentos e programas utilizados nas lives. Além disso, tivemos partilhas a respeito dos trabalhos desenvolvidos em Comunicação por todos os presentes, bem como das principais dificuldades encontradas. Através da escuta atenta foi possível identificar oportunidades de colaboração e utilização de nossos talentos, compartilhando ideias e encontrando soluções criativas para as muitas possibilitades de comunicação demonstradas.
O publicitário, empreendedor e especialista em marketing digital, Tiago Parreiras, palestrou sobre produção de conteúdo nas redes sociais, no domingo pela manhã. O conferencista chamou a atenção para a necessidade de se estudar os destinatários antes da produção de peças de comunicação, isto é, há necessidade de se saber com quem se fala, e para isso, a melhor estratégia é montar “personas”, que são protótipos detalhados de quem são as pessoas que recebem as mensagens que estamos formulando. Ou seja, no caso de uma paróquia, quem é o paroquiano típico, quais são seus hábitos, costumes e características, quais são os seus sonhos, suas dores? Dessa forma, seria possível uma Comunicação mais assertiva e ajustada.
O fechamento do Simpósio ficou a cargo do Ir. Adriano, CM, que apresentou os veículos de Comunicação geridos pela equipe da Comunicação da PBCM - sites, redes sociais e Informativo - que é formada pelo próprio Ir. Adriano, além da jornalista Sacha Leite e a jovem aprendiz Stephany Oliveira. Além disso, ele falou sobre a maneira vicentina de se fazer comunicação. Conforme proposto por São Vicente de Paulo, deve-se priorizar o atendimento às necessidades dos menos favorecidos na sociedade, de forma virtuosa, sobretudo por meio da simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo. Ao final, os participantes partilharam suas impressões sobre os três dias de simpósio, revelando entusiasmo com a criação de um grupo de Comunicadores Vicentinos para que as trocas persistam e frutifiquem.