Padre Tomaz Mavric, superior geral da Congregação da Missão, divulgou nota convidando toda a Família Vicentina para celebrar o mês vicentino, por meio de liturgias da palavra e outros momentos de oração. Ele ressalta que este é um tempo de preparação para a celebração de festa de São Vicente com atos concretos de serviço corporal e espiritual.
O Superior Geral aproveitou para se solidarizar com o sofrimento de muitas famílias, em todo o mundo, afirmando que reza para que o pior da pandemia já tenha passado. Aproveitou para felicitar todos os ramos da Família Vicentina pela criatividade e empenho no serviço dos pobres apesar das adversidades e do cenário de incerteza que ainda se apresenta, sobretudo para os mais vulneráveis e empobrecidos.
O aprendizado do uso das novas tecnologias imposto pelo cenário pandêmico foi citado pelo Superior Geral, como ponto essencial propiciado por este momento pandêmico, e enfatizou a importância desta interconectividade: 1. Que os encontros, projetos e iniciativas incluam o maior número possível de ramos da FamVin; 2. Que a Família Vicentina Internacional esteja cada vez mais integrada e ágil em oferecer respostas às catástrofes naturais, guerras e outras calamidades por meio da criação e consolidação de conselhos nacionais em países; 3. que os ramos da Família Vicentina que ainda não se tornaram colaboradores ativos da Campanha 13 Casas verifiquem como podem se engajar e ajudar na realização deste importante projeto vicentino.
Por fim, deixou seu desejo de que cada membro da Família Vicentina, esta imensa rede mundial, obtenha uma profunda experiência de graça por ocasião da festa de São Vicente de Paulo: “que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, São Vicente de Paulo, todos os Santos, Beatos e Servos de Deus da Família Vicentina continue, a interceder por nós e a nos inspirar no caminho para a globalização da Caridade”.
Leia a Circular do Superior Geral, Pe. Tomaz Mavriz, CM, em português, na íntegra: